Potato Valley

Construtechs e proptechs: quais são essas empresas que revolucionam o mercado de construção civil?

Construtechs e proptechs são empresas voltadas para entregar soluções eficazes e inovadores para o setor de construção civil e mercado imobiliário.

E, se você quer saber como algumas dessas empresas vêm revolucionando o mercado, gerando valor, tecnologia avançada e grandes oportunidades de investimentos, leia este post até o final! Vamos lá?

Construtechs e proptechs: o que são?

Construtechs são startups que oferecem soluções para o setor da construção civil, muito além do canteiro de obras. Envolve, por exemplo, a conexão entre os clientes e os profissionais que atuam no setor.

Já as proptechs atuam no mercado imobiliário e usam diversas tecnologias, inclusive ligadas à inteligência artificial, para oferecer soluções eficientes e inovadoras.

Este é o caso, por exemplo, da startup QuintoAndar, que faz uso de sua plataforma digital e outras tecnologias para conectar quem busca comprar ou alugar um imóvel àqueles que pretendem ofertar esse bem.

Sobre o mercado de construtechs e proptechs

O mercado de construtechs e proptechs só cresce no Brasil. Essa condição, em parte, é devida ao mercado promissor da construção civil e do mercado imobiliário.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil, CBIC, o mercado de construção civil deverá crescer 6% ainda em 2022. Esse setor vem crescendo há 8 trimestres consecutivos.

Com isso, as construtechs e proptechs recebem os reflexos positivos desse avanço do mercado de construção civil.

A sexta Edição do Mapa das Construtechs e Proptechs no Brasil, de 2022, idealizada por Terracota Ventures, com o apoio de outras entidades, mostrou que as construtechs e proptechs cresceram 13,8% em comparação ao ano de 2021.

Sobre o total de investimentos, no ano de 2021, houve 67 rodadas de investimentos em startups nesse setor. Ou seja, um avanço de 11,6% em relação ao ano de 2020. Foram movimentados, nesse período, um total de R$ 5,83 bilhões.

Esse estudo mostra que as tecnologias inovadoras têm fomentado esses setores, revelando novas perspectivas tanto para o mercado imobiliário quanto para o de construção civil.

Como sabemos, tais setores estão entre os mais importantes para a economia global. Somente no Brasil, eles são responsáveis por cerca de 10% do PIB.

Ganhando cada vez mais espaço, as construtechs e proptechs possibilitam a realização de novos e grandes negócios, e se mostram como uma excelente oportunidade para investidores.

Isso porque, a partir de soluções tecnológicas e inovadoras, elas potencializam e ajudam no crescimento e desenvolvimento do setor da construção civil e imobiliário.

Conheça algumas investidas da Potato nesse segmento de mercado

Na Potato Valley Ventures, a captação de startups é um processo contínuo de busca por iniciativas inovadoras. Somos especialistas em construtechs e proptechs e visamos trazer mais tecnologia e inovação para o mercado imobiliário e da construção civil.

Nos últimos anos, a Potato avaliou e/ou mapeou mais de 300 negócios com potencial de crescimento. Dentre as empresas que são grandes destaques no mercado de construtechs e proptechs e estão com a Potato, temos:

  • Dataland

Startup que traz soluções ao setor de ocupação de terras por meio da Data Science. A Dataland antecipa a expansão inteligente das cidades.

Ela ainda gera oportunidades para investidores e incorporadoras quanto ao uso e características potencializadoras do espaço urbano.

E quem ganha são os moradores, os quais poderão desfrutar de melhor qualidade de vida.

  • Colliv

A Colliv é a maior plataforma de negócios com o objetivo de conectar pessoas interessadas no compartilhamento de moradia.

Essa startup une pessoas por afinidade, oferecendo imóveis e serviços de acordo com suas necessidades. Já são mais de 10.000 usuários cadastrados.

  • Construflow

A Construflow é uma plataforma digital de relacionamento e compartilhamento no ramo da construção civil. Ela facilita e promove a construção de projetos inovadores e gera brainstorming e informação estruturada ainda na fase inicial do projeto.

  • Apemais

A Apemais, até agora, é a primeira empresa no Brasil a oferecer projetos de arquitetura personalizados, além de garantir kits de acabamentos, gerando uma experiência simples, mas de grande valor.

Por meio dos projetos de arquitetura, são feitos cálculos de material e de mão de obra muito mais exatos. E a Apemais ainda se propõe a cuidar da gestão e/ou execução completa da obra, com prazo reduzido de 90 dias.

  • La Decora

A La Decora é uma plataforma White Label de projeto de decoração automatizado. A startup oferece serviços personalizados de decoração de interiores.

O grande diferencial da La Decora é o uso de inteligência artifical para a criação de projetos, o que agiliza a cadeia produtiva. Os projetos da empresa são 15x mais rápidos e 80% mais econômicos.

Com um time de especialistas em design, arquitetura e tecnologia, ela atende empresas do varejo, mercado imobiliário e profissionais independentes.

  • MySide

A MySide é a primeira startup a trazer ao Brasil o serviço de Personal Shopper Imobiliário. Inspirada no mercado americano, ela surgiu para facilitar a compra e venda de imóveis.

A empresa oferece soluções completas por meio de representantes especialistas e exclusivos do comprador, de modo a agilizar a escolha e fechamento de contrato.

Ela ainda facilita a jornada de compra, oferecendo conteúdos atualizados, tendências, preços, ferramentas, checklists e assessoria em financiamento.

A Potato Valley Ventures

Somos um time especializado e com atuação compartilhada e reconhecida em vários setores, como: indústria, tecnologia e desenvolvimento de startups, investimentos e outros.

Por meio das iniciativas e oportunidades aqui mostradas, é possível vislumbrar uma amostra da grandeza desse mercado, com alto potencial e capacidade de gerar valor e retorno, especialmente para investidores.

E, se você ficou interessado e deseja investir ou participar de soluções inovadoras no ramo imobiliário e/ou da construção civil, entre em contato conosco. Clique aqui.

Leia também

Olá