Potato Valley

Smart Money: como atrair capital financeiro e humano para proptechs e construtechs

Nos últimos anos, o cenário de investidores em proptechs e construtechs vem sendo permeado por uma série de estratégias. Uma delas está relacionada ao Smart Money que, em português, significa dinheiro inteligente.

A seguir, você conhecerá as características desse conceito que tem movimentado o mercado financeiro e, sobretudo, ajudado startups a inovarem e se destacarem nos setores imobiliário e de construção civil.

O que é Smart Money?

O termo Smart Money se refere a uma série de estratégias direcionadas por um investidor. Basicamente, esse investidor oferece, além de aporte capital, todo conhecimento que possui do setor para o qual ele contribui.

Em outras palavras, o dinheiro em si é apenas um dos pilares do Smart Money. Esse tipo de estratégia também considera importante experiência em gestão empresarial, por exemplo.

Perfil do investidor Smart Money

Se você possui uma startup e está em busca de apoio humano e financeiro para se posicionar no mercado, é importante saber reconhecer um investidor Smart Money. Confira a seguir algumas características:

● Possui experiência operacional e de gestão na área de atuação em questão;

● Em seu currículo, constam trabalhos em grandes empresas do setor;

● Acompanha as tendências de mercado, participando de feiras, congressos, entre outros eventos de empreendedorismo;

● Está em busca de ideias inovadoras e vê nelas ótimas oportunidades de investimentos;

● Acredita que o sucesso de uma startup depende não apenas do capital, mas do esforço coletivo na tomada de decisões;

● Se destaca pelo networking, junto às potenciais investidas, fornecedores e parceiros;

● Tem know-how para identificar boas oportunidades e acrescentar valor às investidas;

● Está sempre disponível para prestar consultoria sobre possíveis problemas que as investidas poderão encontrar pelo caminho;

● Injeta grandes quantias de capital quando identifica um negócio e ideias potenciais.

Existem outras características que podem permear o perfil desse tipo de investidor. No entanto, as mencionadas aqui são as que mais se destacam, e é fundamental saber reconhecê-las.

Se você identificou algumas delas em uma pessoa que considera referência no mercado, é importante saber como atraí-la para sua startup.

Como atrair Smart Money para sua startup

Como você notou, o conhecimento e a experiência de mercado são grandes diferenciais do Smart Money. Por isso, é fundamental usar esses dois pilares para se aproximar de investidores que fazem parte desse universo.

O primeiro passo é avaliar se sua startup tem potencial de escalabilidade por meio da inovação. O ideal é revisitar o plano de negócios e analisar cada sessão com o máximo de criticidade possível.

Feito isso, é hora de construir um dossiê com as seguintes informações:

Evidenciação do problema: o que motivou você a criar sua construtech ou proptech? Que problema será resolvido? Que caminhos serão traçados para essa solução?

Descrição do mercado: existem outras empresas dedicadas a resolver o mesmo problema que a sua? Quem são elas? Onde elas estão? Quais são suas concorrentes? Qual é comparativo entre essas empresas e a sua?

Resultados e projeções: qual é o histórico de soluções que a startup vem oferecendo? Existem cases de sucesso? O que se espera alcançar em curto, médio e longo prazos?

Projeção de investimento: o que se espera do investidor em termos de capital financeiro e intelectual? Qual será o percentual tangível e intangível de participação a ser concedido?

A Potato Valley Ventures pode ajudar você nessa etapa e acompanhar as demais. Nós também somos uma startup e contamos com uma equipe técnica especializada para conectar investidores e investidas.

Lembre-se de que, com o investidor Smart Money e a assessoria da Potato Valley Ventures, você será capaz de reformular sua startup, com foco em três movimentos de inovação: tração, escala e crescimento.

Leia também

Olá