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Captação de recursos para startups: como atrair investidores para seu negócio

A captação de recursos para startups envolve um conjunto de medidas que visam atrair investidores e levantar o capital necessário para impulsionar um negócio no mercado de inovação.

De acordo com dados do Crunchbase, no primeiro semestre de 2021, em nível global, as startups captaram R$ 1,48 trilhão em recursos. A aplicação desses recursos foi destinada, sobretudo, para validação de produtos ou serviços.

Esses dados reforçam a favorabilidade do cenário para empresas early stage. No entanto, levantar recursos para projetos exige preparo e estratégias assertivas.

Se você deseja levantar capital para alavancar sua construtech ou proptech, confira o conteúdo a seguir. Descubra como levantar a quantia necessária para melhorar a escalabilidade do seu negócio.

Estratégias que antecedem a captação de recursos para startups

É importante que você saiba que a captação de recursos deve ser consequência de uma série de estratégias que reforçam o potencial do seu negócio. Veja a seguir quais são as principais:

Atualização do plano de negócios

Uma delas é a estruturação do plano de negócios. Esse documento deve estar o mais completo possível e comprovar que você conhece o cenário, sabe das forças e fraquezas da sua empresa e está acompanhando a concorrência.

Além disso, o plano de negócios comprova que você conhece os desafios a serem enfrentados pela sua empresa. Por fim, ele vai ajudar você a traçar objetivos e metas a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.

Organização de informações financeiras

A atualização de informações financeiras também deve anteceder a captação de recursos. Acompanhar resultados, usar métricas e calcular a taxa de ROI demonstra o potencial de geração de lucros do seu negócio.

A fragilidade financeira é um dos maiores desafios enfrentados por startups. Por isso, acompanhe de perto dados de faturamento, lucro nominal, custos fixos, custo total, margem de lucro, nível de endividamento, entre outros.

Impressione os investidores com um bom Pitch Deck

Pitch Deck nada mais é do que uma breve apresentação usada para mostrar aos potenciais investidores uma visão geral da sua startup. Esse documento deve conter um storytelling que seja capaz de impressionar o destinatário.

É preciso criar, em poucas palavras e slides, uma história interessante e envolvente. Essa narrativa deve conter as seguintes informações: natureza da startup, funcionamento do produto ou serviço e diferenciais do negócio.

Além disso, o Pitch Deck deve incluir dados do mercado e projeções para o futuro. Tudo isso com uma comunicação assertiva, design agradável e, claro, criatividade.

Faça parte de um ecossistema inovador de captação de recursos

A Potato Valley Ventures conta com um ecossistema personalizado para desenvolver construtechs e proptechs early stage.

Aqui, você encontrará uma equipe conectada com investidores e com as principais tendências do mercado. Conecte-se com soluções que otimizarão a viabilidade do seu negócio.

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