Potato Valley

Imóveis tokenizados responderão por 40 trilhões de dólares no mercado imobiliário: veja essa oportunidade!

Se você é investidor ou tem interesse nos produtos financeiros do mercado imobiliário, este conteúdo é para você! Leia até o final e se surpreenda!

A tecnologia está trazendo grandes inovações para vários setores de mercado, e a tokenização de ativos imobiliários já é uma realidade e uma grande oportunidade. Vamos ver mais sobre o assunto?

Tokenização de ativos ou de imóveis: o que é?

A tokenização de ativos significa transformar um ativo em NFT (Non Fungible Token ou token não fungível). Trata-se de um tipo de chave eletrônica criptográfica. Então, o proprietário do NFT é dono de um tipo de ativo.

Um token representa um ativo digital, assim, a tokenização vincula bens, créditos e outros direitos a um bem virtual.

E, com o uso da blockchain na economia, o mercado imobiliário vem se adequando a esse cenário por meio da tokenização de imóveis.

O proprietário de um imóvel pode emitir tokens que representam uma fração do bem e colocar essa fração à disposição do mercado para fins de negociação. É o que ocorre em um ambiente virtual, com o uso da tecnologia blockchain.

De um lado, há o investidor e o proprietário de um imóvel. Este pode transformar esse bem em frações, em forma de emissão de tokens, o que corresponde a uma parte do bem, a qual pode ser destinada ao comprador do imóvel.

Resumidamente, com a tokenização, a propriedade analógica vira propriedade digital. E os registros da propriedade no papel vão para os ativos digitais.

Vamos entender mais? Acompanhe!

Projeções do mercado imobiliário

As previsões mostraram que, até 2023, em torno de 40 trilhões de dólares virão de registros digitais de imóveis em NFT (token não fungível).

Os tokens se tornaram ativos inteligentes que estimulam ou fomentam o mercado imobiliário. E todas as transações são feitas de modo ágil, controlado e com segurança.

Para Andreas Blazoudakis, CEO da plataforma de negociação de propriedade digitais, a tokenização de ativos imobiliários, nos próximos 10 anos, irá responder por 8 a 10% dos ativos, e a projeção é para um mercado global imobiliário gigantesco.

Vale ressaltar que os ativos imobiliários dizem respeito à parte que abarca os imóveis tangíveis ou mesmo os contratos vinculados aos mesmos.

Rubens Neistein, gerente de negócios da empresa CoinPayments, defende a tokenização de imóveis e diz que a representação de imóveis nessa modalidade atinge terrenos, casas e outros.

De acordo com as projeções da MarketsandMarkets, empresa do ramo de consultoria, a tokenização de imóveis ocorre por meio de criptoativos, via tecnologia blockchain, e deve ir de US$ 2,3 bilhões em 2021, para US$ 5,6 bilhões em 2026.

Isso mostra uma disrupção do setor imobiliário, pois, graças a essa inovação tecnológica, é possível comprar apenas parte de um imóvel.

Seria algo semelhante à compra de determinada fração de uma empresa negociada em condições de capital aberto.

Nesse sentido, a tokenização pode desatar as burocracias e travas do mercado imobiliário, tornando-se um atrativo maior e, consequentemente, um potencializador para investidores.

Vantagens da tokenização de ativos imobiliários

Dentre as vantagens da tokenização de ativos imobiliários, temos:

  • Compra e venda de imóveis em tempo real;
  • Redução dos custos de transferência do imóvel;
  • Alta liquidez dos tokens, os quais podem ser negociados livremente, desde que esse processo ocorra numa plataforma segura;
  • Segurança no processo de compra e venda de imóveis;
  • Não há juros na compra do imóvel, pois ele fica na propriedade da construtora, e você possui somente uma fração do imóvel;
  • Maior flexibilização nas regras de funcionamento.

A longo prazo, portanto, esse tipo de investimento imobiliário se torna ainda mais vantajoso. E não há uma regulação exaustiva ou burocrática dessas transações.

Assim, para o investidor imobiliário, ficou mais fácil e oportuno. E esse novo modelo de aquisição de imóvel pode favorecer ainda as empresas de captação de recursos para o desenvolvimento de novos empreendimentos através da venda de tokens.

Os imóveis que estão parados servem a novas utilidades e receitas ou retorno para proprietários e investidores, o que torna a tokenização de ativos imobiliários uma alternativa interessante.

Como a Potato atua nesse cenário?

Somos especialistas em mapear e identificar os melhores investimentos financeiros no ramo imobiliário. Por isso, apoiamos investidas através de uma operação assistida, estando sempre ao lado para uma decisão de investimentos mais assertiva.

Para você, que quer agregar capital financeiro, nós, da Potato Valley Ventures, temos soluções de investimentos inovadoras no ramo imobiliário e/ou da construção civil. Entre para nossa comunidade e tenha acesso às melhores oportunidades do mercado.

Leia também

Olá